top of page
Foto do escritorDr. Izio Kowes

55ª Convenção da CONIB

A 55ª Convenção da CONIB ocorreu nos dias 23 a 24 de novembro, na sede da Hebraica de São Paulo, foi um evento marcante e memorável, revestido  de grande importância, que reuniu as lideranças judaicas de diversos estados do Brasil, além de convidados nacionais e internacionais. A SIB foi representada pelo nosso Presidente, Rogerio Palmeira e por mim na condição de Vice-Presidente.


Destacamos as participações de Ted Deutch, CEO do American Jewish Committee (AJC), que fez um debate com o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, ao lado de outros convidados, como Dina Siegel Vann, Andrea Vainer, Rony Vainzof, Alexandre Ostrowiecki, Benjamin Seroussi, André Lajst, Carol Maluf, Didi Wagner, Heni Ozi Cukier, Karla Marques Felmanas, Fabiana Justus, Sidney Klajner, Paulo Rosenbaum, Paula Puppi e Rafael Zolko.


Foram discutidos diversos temas, relacionados ao momento histórico delicado que estamos vivenciando, todos de grande interesse e relevância comunitária. Entre Os temas abordados, a guerra do Estado de Israel, iniciada após o covarde e cruel atentado terrorista que o Estado de Israel sofreu, travada contra grupos terroristas do hamas e hezbolah, bem como o papel do Iran, neste contexto, que vai além de agente financiador do terror, a preocupação com a segurança das comunidades judaicas principalmente em função da escalada exponencial do antissemitismo em todo mundo, as vezes travestido de antissionismo e contra o Estado de Israel. Discutimos também, estratégias para que todos, de forma organizada, e com veemência, possamos defender o direito da existência do Estado de Israel, bem como estratégias para proteger os membros de nossas comunidades judaicas, de todo o Brasil, da violência e de potenciais atentados.


As atividades foram dívidas em sessões de discussão, mesas redondas, quando foram apresentados fatos relevantes que ocorreram depois do fatídico 07 de outubro de 2023, quando Israel foi covarde e selvagemente atacada pelo grupo terrorista hamas, quando civis indefesos foram vítimas de barbáries inimagináveis, mais de 1200 israelenses foram assassinados, mais de 250 sequestrados, entre eles crianças, jovens, mulheres e idosos, sendo que, em torno de 130 ainda permanecem no cativeiro sofrendo abusos e torturas impensáveis.  


O evento inovou, pois uma das reuniões foi aberta para toda comunidade que foi convidada a participar, no auditório da hebraica de debates com especialistas experts nos diversos temas abordados com forte adesão e presença de público que lotou o teatro.


Dois momentos foram marcantes e extremamente relevantes um jantar, no salão nobre da Hebraica, que contou com a presença de autoridades constituídas como governadores, prefeitos, desembargadores, empresários, estiveram presentes o Dr. Ronaldo Caiado, Governador de Goiás, Tarcísio de Freitas Governador de São Paulo, Claudio Castro, Governador do Rio de Janeiro, Paulo Kassab, Presidente do PL, Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo. Na ocasião Claudio Lottenberg, como anfitrião, fez a abertura com um discurso de grande relevância e impacto. 


Outro momento memorável e emocionante foi a calorosa recepção em sua casa, que o querido casal, Ida Sztamfater e Claudio Lottenberg, gentilmente ofereceram a convidados e aos representantes das diversas comunidades judaicas de todo o Brasil, foi um momento de confraternização, troca de experiencias e reafirmar nossos laços de amizade.


Encontros como este servem para fortalecer nosso compromisso com nossos  valores, na busca por um mundo melhor (Tykun Olam) e mais justo para todos, reafirmar nosso compromisso com o combate à intolerância e ao antissemitismo, em defesa da justiça social e do diálogo inter-religioso assim como garantir a soberania e legitimar a existência do Estado de Israel.  


Voltamos com mais vigor e renovados para dar continuidade ao trabalho pela Sociedade Israelita da Bahia.



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Na'amat

Comentários


bottom of page