top of page
Foto do escritorRoberto Camara Jr.

Filme israelense sobre nazistas da segunda guerra mundial escondidos nos EUA é candidato ao Oscar

‘Caixa Postal 1142’ conta a história de refugiados judeus encarregados de manter os cientistas nazistas felizes enquanto eram recrutados para a corrida espacial da Guerra Fria.


Caixa Postal 1142 - Reprodução Netflix



“Caixa Postal 1142: O Campo Secreto para Nazistas nos EUA”, um curta-metragem dirigido por dois israelenses, foi recentemente selecionado para a 94ª edição do Oscar, competindo na categoria Curta Documentário.



O filme parcialmente animado, dirigido por Mor Loushy e Daniel Sivan – que está disponível na Netflix e você pode assistir clicando aqui - conta a história de refugiados judeus da Segunda Guerra Mundial da Europa que, ao ingressarem no Exército dos Estados Unidos, se viram guardando um campo secreto que abrigava ninguém menos que os principais cientistas nazistas especializados na tecnologia de foguetes que levaria à superioridade americana na corrida espacial da Guerra Fria.



Trailer legendado em português



O título do filme em português faz referência ao nome da base militar secreta que foi usada pela primeira vez para abrigar prisioneiros de guerra alemães antes de ser entregue para hospedar alguns dos principais cientistas de foguetes da Alemanha nazista, incluindo Wernher von Braun, que desenvolveu os foguetes V-2 que choveram sobre Londres durante a guerra.


Os soldados judeus receberam a ordem de coletar informações dos alemães no acampamento, bem como de mantê-los felizes, levando-os, por exemplo, para fazer compras de roupas íntimas para suas esposas e acompanhá-las em passeios a jantares e boates.


O acampamento na área de Washington, DC, que foi mantido em sigilo por mais de 50 anos, veio à tona em 2006, quando o Serviço Nacional de Parques conduziu entrevistas com seus veteranos, alguns dos quais também aparecem no filme e compartilham as dificuldades e dilemas que vivenciaram no cumprimento de suas ordens.


O filme foi produzido com o apoio do Conselho de Cinema de Israel e do Ministério da Cultura e Esporte de Israel e foi escolhido junto com 14 outros para se qualificar para a lista de restritos de um pool de 82 filmes de todo o mundo. O filme vencedor será anunciado na cerimônia do Oscar em 27 de março de 2022.


Loushy e Sivan já haviam cooperado em outros documentários, incluindo "Kings of Capitol Hill" e "The Oslo Diaries".


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page