Desde o ataque de 07 de outubro, o fenômeno do crescimento do antissemitismo que já era observado nos últimos anos, tomou um paradoxal impulso. Ao invés de recebermos mais apoio, houve uma polarização em torno dos judeus versus palestinos e entre Israel e o Hamas.
Hasbará (הַסְבָּרָה) quer dizer literalmente "explicação", mas nomina toda direcionada e melhoria da diplomacia israelense, mas também tem sido usado no contexto de relações públicas judaicas de um modo geral. A educação e desmistificação das ações do Estado de Israel e da comunidade judaica, tem sido um foco de atuação da Sociedade Israelita da Bahia, no combate ao preconceito e à desinformação.
Através de permanente diálogo com lideranças religiosas e civis, temos buscado trazer os pontos de vista da comunidade, bem como as nossas preocupações com os temas da segurança e o crescimento da intolerância étnico e religiosa.
No último dia 25 de dezembro, fomos convidados pela Conselho Inter Religioso da Bahia (CONIRB), através de Yiá Mãe Márcia d´Ogum, representante do Candomblé, para juntos com líderes das comunidades Batista ( Pastora Camila Oliver) , islâmica ( Sheikh Ahmed e o Sr. Hassan) e da Umbanda(Pai Raimundo de Oxossi), gravarem mensagem de Paz e Tolerância para serem veiculadas pela TV Bahia.
Explicamos que, embora nosso Ano Novo tenha ocorrido no Rosh HaShaná, nossa comunidade se junta a comunidade geral em votos de que o ano vindouro, traga paz e respeito às diferenças, para que permita uma coexistência pacífica entre os povos, ao tempo em que possamos vencer os desafios existenciais que nos judeus experimentamos no atual momento.
Comments