Notícias de Israel
- David Moran
- há 2 dias
- 2 min de leitura
HOMENAGEM NOMEANDO BORBOLETA DE KETMIT ARIEL BIBAS. A família Bibas foi sequestrada do kibutz Nir Oz e tornou-se famosa pelos filhos ruivos Ariel (5 anos e Kfir (9 meses). O pai Yarden voltou depois de quase 500 dias e soube que sua esposa Shiri e os folhos Ariel e Kfir foram assassinados. Esta semana a Academia de Língua Hebraica informou ao Yarden que decidiu renomear a borboleta ruiva, muito comum em Israel e que se chamava de 'Ketmit Yerushalayim' em 'Ketmit Ariel' que gostava muito de borboletas. Linda homenagem e lembrança.
HOJE, AOS 553 DIAS AINDA HÁ 59 REFENS EM PODER DA HAMAS. Pelo que se sabe 35 estão mortos e 24 vivos. Desde o inicio da Guerra morreram 1853 pessoas, entre elas 929 são civis, 847 soldados e 77 policiais e do Shabak. Foram feridos 5.752 pessoas.
JOGADORES BRASILEIROS DESTAQUE EM ISRAEL. A equipe de basquete do Hapoel Tel Aviv está fazendo história e foi a final da EUROCAP. No primeiro jogo entre 3 contra a Gran Canaria da Espanha, Hapoel venceu na terça (8) na Bulgária com a presença de 2.000 torcedores, por 74X65. O segundo jogo será hoje (11) na quadra de 11.500 torcedores da Gran Canaria e deverá ser difícil. O Hapoel não joga em casa pela guerra em Gaza. Em 5 jogos pela Eurocopa, o Hapoel permanece invicto. Se ganhar hoje passará a Euroliga. Na equipe do Hapoel Tel Aviv joga o brasileiro Bruno Caboclo de 29 anos, que já jogou na NBA. O futebolista Wesleley Patati está jogando no Maccabi Tel Aviv, que lidera o Campeonato Israelense. Ele foi comprado do Santos- onde foi revelado- em setembro de 2024, (60% do passe, por 1.6 milhão de euro- depois de passar também pelo Atletico Maranhense. Patati de 21 anos, já desperta atenção no futebol europeu, apesar de jogar em Israel que não tem tradição futebolista. Na lista do Instituto CIES dos melhores atacantes, ele está no 73º lugar. Seu contrato no Maccabi é de 3 anos, mas provavelmente será vendido antes por bom preço.
TURQUIA DESAFIA ISRAEL. Quem diria que o país mais visitado por israelenses nos últimos anos, com quem o Estado Judeu estava em ótimas relações e de quem importava produtos dos mais variados, se tornaria uma grande rival. A Turquia de Erdogan quer voltar ao que foi o Império Otomano e já na época do Bashar Assad invadiu a Síria. Agora com o sunita Abu Muhamed al Julani na chefia da Síria, a Turquia está construindo bases militares em Tadmor, Manbaj, Ein al Arab e Al Haska. Israel já lhe avisou para não vir a sul de Damasco e de não ter esquadrilha de caças na Síria.
CORREÇÃO. Um amigo leitor me chamou a atenção que na semana passada escrevi que Albert Einstein "herdou" a Universidade Hebraica de Jerusalém, seus bens", quando eu devia escrever que ele " doou" à UHJ seus bens. Obrigado pela atenção e correção.
Коментари