Noam Rosemberg o Israelense esfaqueado no Farol da Barra, retorna à Israel.
Luciano Ariel Gomes, Mauro Zalcbergas e Izio Kowes. Montagem em fotos de arquivo do SIB e-news
Noam Shiman Rosemberg, engenheiro de Computação, israelense nascido no Canadá, planejava passar 3 meses em Salvador, porém um assalto com tentativa de homicídio, mudou completamente seus planos. Era uma segunda-feira, dia 24 de janeiro, no Farol da Barra quando foi abordado e esfaqueado. Noam, mesmo muito ferido, reagiu e conseguiu segurar o assaltante até que a polícia chegasse ao local, foi socorrido pelo SAMU, internado no Hospital Geral do Estado (HGE) onde ficou por alguns dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Espontaneamente e de forma coincidente três Chaverim da SIB, Dr. Izio Kowes, Luciano Ariel Gomes e Mauro Zalcbergas, dirigiam-se ao HGE para prestar ajuda ao Israelense, quando praticamente ao mesmo tempo o Embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine, que havia visitado nossa comunidade poucos dias antes, ligou para o nosso Presidente solicitando notícias mais precisas sobre o caso.
Segundo Dr. Izio: “Noam deu entrada em estado grave no HGE e foi brilhantemente operado por uma equipe médica competente e experiente. O suporte pós-operatório foi feito na Unidade de Terapia Intensiva do HGE o que permitiu a sua recuperação.”
Nossos três Chaverim visitaram Noam diariamente nesses 15 dias de internação. Ariel foi o interprete de toda essa operação e ajudou muito na comunicação com a família e com o hospital; Ízio conseguiu a vaga e ambulância para efetivar a transferência para o Hospital Santa Isabel onde, por solicitação da família, se responsabilizou pelo acompanhamento médico, fez relatórios e foi o link com o convenio internacional do paciente, enquanto Mauro fornecia informações para a Embaixada de Israel e solicitou ajuda da advogada e conselheira da OAB, Dora Márcia Zalcbergas, que acompanhou, gratuitamente, todo o Inquérito policial na 14a Delegacia na Barra, desde o início até a finalização com os Exames de Corpo Delito no IML.
Ariel nos contou: ”Assim que o Noam nos viu, percebemos seu alívio. Pudemos conversar e colocá-lo em contato com sua família. Até rezamos juntos. Foi uma experiência que nos lembrou a máxima judaica: "Cada judeu é responsável um pelo outro". Ganhamos um amigo e até um convite para passarmos Pessach juntos em Ra’anana, por coincidência, a cidade em que meu filho Bernardo mora.”
A SIB e toda comunidade judaica da Bahia de forma unanime agradecem a todos os funcionários e a Diretoria dos Hospitais: Geral do Estado e Santa Isabel, reconhecendo a assistência médica, a competência, o profissionalismo e o carinho que todos dedicaram na plena recuperação do Noam o que permitiu um final feliz nesta história que poderia ter sido trágica.
Por fim parabenizamos a nossa comunidade que está sempre disposta a ajudar e praticar Mitzvot e Tikum Olam, valores transmitidos de geração em geração da nossa milenar cultura. Saúde, sorte e vida longa à Noam, o novo amigo da SIB
Emocionante!