Bamidbar\ Números 19:1-22:1 e Haftará Juízes 11:1-33
A Parashá Chukat, cujo significado literal do seu nome é "a lei de ",refere-se a instruções para lei de pureza ritual a ser realizado no hoje misterioso ritual da "vaca vermelha" e outras orientações de purificação, tendo Eleazar, filho de Aron, no centro de comando deste ritual.
Enquanto a congregação de Israel está em Kadesh no deserto , a Profetisa Miriam morre e é sepultada. Enquanto isso, devido à falta de água, mais uma vez, os israelitas se revoltam contra Moshé e Aron, para a qual como resposta o Eterno orienta aos líderes para pegarem seu cajado e falarem para a rocha defronte deles para que lhes dê água.
Após Moshé golpear a rocha por duas vezes, aflora água em abundância diante de todo o povo reunido. Mas por não ter apenas falado como foi ordenado, o Eterno interpreta o ato como falta de confiança de Moshé e falta de ação de Aron. Ambos não entrarão na Terra Prometida. Ao não falar, aparentemente Moshé passou involuntariamente o entendimento às pessoas que o milagre era seu próprio. Estas águas são conhecidas como águas de Meribá.Aron também faleceu neste trecho da jornada pelo deserto e o seu Status de Kohen HaGadol-Sumo Sacerdote, é transferido para seu filho Eleazar.
Mensagens são enviadas ao rei dos Edomitas para que deixe os israelitas passarem pelo seu território em paz e depois o povo é obrigado a enfrentar os cananeus, mas no meio de tudo isso o povo demonstra mais uma rebelião contra a liderança.
Os atos narrados levam-nos a pensar na responsabilidade que cada povo deve ter com seu próprio destino e como a responsabilidade individual é uma pedra angular no desempenho de tarefas, mesmo as mais sagradas, para que se obtenha êxito.
A jornada, mesmo cheia de milagres e acontecimentos assombrosos, também sempre foi acompanhada de medo e desconfiança.
O processo de amadurecimento do povo ainda não se completou e a primeira grande transição de liderança já ocorreu, ainda resta um longo caminho para completar a jornada de liberdade.
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