top of page
Foto do escritorDr. Rogério Palmeira

Parashat Haazinu

( Deuteronômio\Devarim 32: 1–52).


Haftarah Oséias 14:2–10, Miquéias 7:18–20;Joel 2:15–27.



Este shabat é o Shabat Shuvá ( do retorno) ou Shabat Teshuvá ( do arrependimento). que ocorre entre Rosh Hashaná e Yom Kippur e deriva seu nome das palavras iniciais da Haftarah deste período , do Profeta Oséias, que começa com um chamado para o Arrependimento: "Retorna, ó Israel, para o Senhor teu D'us."


Lida entre Rosh Hashaná e Yom Kipur. a Parashá Haazinu ( “Escuta” dirigida a mais de uma pessoa, em hebraico ) é a penúltima do ciclo de leitura anual, contém em palavras poética, mas duras as vezes, as últimas palavras de Moshé, naquela que é conhecida como Canção de Moshé. Nesta Canção Moshe Rabeinu, pede que os Céus e a Terra escutem as palavras que dirá, comparando sua Instrução com a Chuva e ao Orvalho.


Nesta Canção, HaShem é comparado a Uma Águia pois oferece proteção aos seus filhos e a uma Rocha, Tzur Israel, Rocha de Israel. Isso nos diz para não confiar em nenhum outro povo em épocas de sofrimento, mas somente em D'us e a partir disso em nossas próprias capacidades.


Ouvir estas advertências logo após o Rosh Hashaná em momento tão difícil como os que enfrentamos com ameaças contra Medinat Israel e um crescente nível de antissemitismo, nos lembram o dever moral de toda congregação de Israel em se manter unidade, apesar de eventuais diferenças. O que nos une deve ser maior e mais forte do que detalhes entre nós.


Nesses Dias Temíveis que possamos retornar ao Esoírito Judaico primordial de Tikkun Hanefesh ( aperfeiçoamento pessoal) ao Tijun Olam ( aperfeiçoamento do Mundo), no qual todas as pessoas possam viver com direito a existir sem ameaças.


Shaná Tová Umetuká! Um Ano Bom e Doce. G'mar Chatimá Tová Que sejamos inscritos no livro da vida!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page