top of page
Foto do escritorDr. Rogério Palmeira

Parashat Shemot

Êxodo 1:1 - 6:1


Concluído um dos mais belos e desafiadores livros de todos os tempos, Bereshit, que vai do Cósmico a criação do homem, da criação a um Homem, Avraham Avinu e de um homem a uma família, começamos o livro que trata da formação da idade de um povo: Shemot.

Imagem criada por IA para este comentário


Shemot (do hebraico ואלה שמות E estes os nomes, primeiras palavras do texto) começa falando da descendência de Yaakov, enfatizando suas gerações por terem se conservado fiéis aos ensinamentos dos Patriarcas, mesmo no politeísta Egito.


Nesta época o Egito é governado por um Faraó que não reconhece os feitos de Youssef e após 400 anos, os israelitas foram escravizados e submetidos a grandes injustiças, como a morte dos meninos recém-nascidas. Porém o mundo se sustenta pelas ações dos justos e duas parteiras judias, Shifrá e Puá, desafiam a ordem injusta do Faraó e dispostas a sacrificar a própria vida salvam os bebês, o Midrash relata que seus descendentes foram os Leviim e os reis de Israel. Na casa de Levi, nasce Moshé, que é salvo, porém para fugir da perseguição egípcia e é lançada por sua irmã em um cesto nas águas do Nilo.


Batya, a filha do Faraó, salva o menino, alongando milagrosamente seu braço, como relatado no Midrash, criando-o como um príncipe do Egito. Crescido sem saber de sua real identidade, Moshé se compadece da situação dos escravos israelitas e perdendo o controle um dia mata um egípcio que açoitava um dos cativos. Moshê foge para Midian e acaba conhecendo Yitrô, pastor e sacerdote midianita e casa-se com sua filha, Tzípora.

O Eterno se revela para Moshê através do fogo que não se apaga na sarça ardente e lhe incumbe a missão de libertar o povo judeu do Egito. Isto mostra a capacidade de Moshé de atenção plena ao que ocorre à sua volta.


D’us promete a Moshê que estenderá Sua mão e libertará Israel e para eliminar qualquer dúvida de Moshé, que ainda tem pouca fé em si mesmo, lhe mostra Seu poder através de milagres. Moshê ganha a capacidade de realizar eventos miraculosos, e retorna para o Egito, iniciando a primeira revolução da História da Humanidade, semeando as bases da moral e da religião judaica sobre o mundo.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page