Rituais de Pureza ( Vaicrá\ Levítico 12:1–13:59)
A parágrafo Tazría é a 27a. leitura do ciclo anual e comumente é lida em conjunto com a próxima parashah, Metzora, neste ano por ser um com o mês adicional ( Adar II), é lida separadamente. Tazria ou Ki Tazria' (טזריע— da palavra Hebraica para "parto", deriva da palavra raiz זרא significa "semente"). A parashá como muito Vaicrá como um todo, tem um foco nas leis detalhadas de impureza ritual relacionadas ao parto, discute o processo de purificação das mulheres após o parto, abrange também regras para identificação e tratamento de doenças de pele, enfatiza a importância de manter a limpeza física e espiritual e contém instruções detalhadas para os cohanim em relação a casos de impureza ritual.
Um trecho particularmente muito comentado pelos nossos sábios faz menção a orientação do Eterno a Moisés e Aaron que quando uma pessoa apresentasse inchaço, erupção cutânea, descoloração, afecção escamosa, inflamação ou queimadura, isso deveria ser relatado ao Kohen, que examinaria sua cor e profundidade para determinar se a pessoa estava ritualmente pura ou não. Esta “enfermidade “, tzara'at, é uma "condição" que teríamos grande dificuldade em definir ou mesmo reconhecer se a víssemos, e como suas leis não são mais aplicáveis.
Os nossos sábios, consideram a característica definidora do nossoTzelem Elohim, Semelhança Divina, a capacidade de fala. Depois de alguns versos na Parashá Tazria relacionados à criação, temos muitos, muitos versos detalhando as leis de tzara'at.
Nossos Sábios viam o tzara'at como resultado direto do mau uso da fala. Assim como o homem foi banido do Gan Eden, a metzora foi banida do acampamento de Israel.A fala é uma ferramenta muito poderosa. A maneira como falamos com D'us, com nossos filhos, nossos vizinhos, nossos colegas, nossos amigos e até mesmo com nossos inimigos ajudará a determinar nosso destino. Seremos banidos da presença de D'us ou merecemos viver de acordo com nosso Tzelem Elohim? Shabat Shalom!
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