GERAÇÕES
SEFER BERESHIT
Neste Shabat, a leitura da Torá é a Parashá Toledot, que narra a história do patriarca Itzhak e de sua família. Os comentários deste texto destacam os seguintes personagens:
Itzhak, filho de Avraham Avinu e Sara.
Rivka, esposa de Itzhak e filha de Betuel, sobrinho de Avraham.
Essav e Yaakov, filhos gêmeos de Itzhak e Rivka.
Lavan, irmão de Rivka.
Os patriarcas do povo judeu: Avraham, Itzhak e Yaakov.
As matriarcas: Sara, Rivka, Lea e Raquel.
Rivka e Yaakov pediram a Adonai que lhes concedesse um filho, e Ele os abençoou com gêmeos. Durante a gravidez, Rivka enfrentou dificuldades, pois parecia que os irmãos já brigavam dentro do ventre materno.
Essav foi o primogênito. De temperamentos opostos, ele era apaixonado pelo campo e se destacava como um exímio caçador, enquanto Yaakov era mais caseiro e reflexivo.
A seca causou fome em Canaã, e o patriarca Itzhak levou sua família para Guerar, território dos filisteus, onde o rei era Avimelech. Itzhak prosperou, trabalhando na lavoura e criando gado, o que despertou a inveja dos filisteus. Por isso, o rei pediu que Itzhak e sua família se mudassem para o Vale de Guerar, afastando-se da região central.
Já mais velho e com a visão debilitada, Itzhak percebeu que havia chegado o momento de abençoar seu filho primogênito, Essav. No entanto, Essav havia desprezado sua primogenitura. Certa vez, ao voltar do campo cansado e faminto, ele pediu ao irmão, que havia preparado lentilhas e pão, que lhe desse a comida.
Yaakov propôs a Essav uma troca: a refeição em troca do direito à bênção especial do pai. E assim foi feito. Mas como desfazer o fato de Essav ser o primogênito? Ele era o filho preferido de Itzhak, que o admirava como caçador habilidoso, enquanto Rivka tinha um amor especial por Yaakov.
A preferência dos pais por um filho é uma questão delicada. Avraham, a pedido de Sara, afastou seu filho Ismael e sua mãe, privilegiando a posição de Itzhak.
A Torá revela as imperfeições e contradições humanas, explorando o amor e a afinidade, que muitas vezes são guiados por sentimentos irracionais. Rivka ajudou Yaakov a se disfarçar para que ele pudesse receber a bênção paterna em lugar de seu irmão. Ao perceber a troca, o pai exclamou: "A voz é a voz de Yaakov, mas as mãos são de Essav."
A bênção recebida por Yaakov provocou a contrariedade de Essav, que passou a nutrir ódio pelo irmão. Aconselhado por Rivka, Yaakov foi para Padan-Aram, onde viviam seu avô Betuel e seu tio Lavan, com o intuito de passar um tempo longe, até que os maus sentimentos e as desavenças se dissipassem.
A estada de Yaakov em Haran durou vinte anos, durante os quais ele trabalhou para Lavan e se casou com suas primas Lea e Raquel. Itzhak também abençoou o verdadeiro primogênito, Essav, dizendo: "Eis que no melhor dos lugares da terra será a tua habitação, onde o orvalho cai do alto; por tua espada viverás, e a teu irmão servirás."
SHABAT SHALOM
Comments