top of page

Parashat Tzav

A Parashá Tzav é a 25ª porção semanal da Torá - Levítico 6:1-8:36

 

O Shabat Hagadol é o sábado anterior à Pessach e é considerado um dia especial de preparação para a festa.

 

Haftará do Shabat Hagadol:

 

A Haftará do Shabat Hagadol é encontrada no livro de Malaquias, capítulos 3:4-3:24.

 

Parashat Tzav - "E ordena a Aarão e a seus filhos, dizendo: Eis a lei da oferta queimada..." (Levítico 6:2)

 

Rashi, o grande comentarista da Torá, diz:

 

"Aqui, a Torá nos ensina a importância da obediência e da submissão à vontade de D’us. A palavra 'Tzav' (ordena) é usada para enfatizar a importância de seguir as instruções de D’us."

 

Isso nos lembra que, como judeus, devemos buscar seguir as instruções de D’us e obedecer às suas leis, mesmo quando não entendemos completamente o porquê.

 

O Talmude também nos ensina que a obediência à vontade de D’us é uma das principais características de um judeu fiel.

 

Isso nos lembra que, para ser um judeu fiel, devemos buscar seguir as instruções de D’us e viver de acordo com as leis e os princípios da Torá.

 

A Parashá Tzav é uma porção sobre as leis dos sacrifícios e das oferendas no Templo de Jerusalém. No Talmude, "Rabbi Yohanan disse: 'O sacrifício é uma forma de purificar a alma e de se aproximar de D’us.'" (Talmude, Yoma 86a)

 

Isso nos mostra que os sacrifícios não eram apenas uma forma de cumprir com as leis, mas também uma forma de se conectar com D’us e de purificar a alma.

 

Shabat Hagadol

 

O Shabat Hagadol é um dia especial de preparação para a Páscoa judaica e é considerado um dia de grande importância. No Talmude, Rabbi Yehuda disse: 'O Shabat Hagadol é um dia de grande misericórdia para Israel, pois é um dia em que D’us se lembra da libertação dos judeus do Egito'e da importância da fé e da confiança em D’us (Talmude, Pesachim 117a)

 

A Parashá Tzav e o Shabat Hagadol estão conectados de uma forma interessante. A Parashá Tzav faz um relato sobre as leis dos sacrifícios e das oferendas, enquanto o Shabat Hagadol é um dia de preparação para  Pessach, que é uma festa que comemora a libertação dos judeus do Egito. "Rabbi Yosef disse: 'Assim como o sacrifício é uma forma de purificar a alma, o Shabat Hagadol é uma forma de purificar o corpo e a alma para a festa de Pessach.'" (Talmude, Pesachim 117b)

 

Que tenhamos um Pessach Kasher com muitas Brachot,

 

Marcos Wanderley

 

Shabat Shalom Umevorach

 

Chag Pessach Sameach

 

Posts recentes

Ver tudo
Parashat Vaikrá

(3º livro da Torá) Sidrá 24 da Torá; 1º do sefer Vayikra. Entre pesukim 1:1 e 5:26. Haftará em Yeshaiá 43:21-44:23.        Vayikrá...

 
 
 
Parashá Pecudê

(Êxodo 35:1-40:38 e Haftará: I Reis 7:40-50;  I Reis 8:1-21 (em algumas tradições)   A Parashat Pecudê é a última porção do livro de...

 
 
 
Parashá Vayakhel

SEFER SHEMOT – ÊXODO   A Construção do Tabernáculo (MISHKAN) Ao final da Parashá Mishpatim, Moisés subiu ao Monte Sinai e lá permaneceu...

 
 
 

Comments


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page