top of page
Foto do escritorMauro Brachmans

 Parashat Vaiêchi

(E VIVEU)

 

“E viveu Jacó na terra do Egito dezessete anos” ...

 

A Parashá Vaiêchi, a última do primeiro livro da Torá – Bereshit, narra a morte de Jacó aos 147 anos de idade. Ele chamou seu filho José e o fez prometer que o enterraria na terra de Canaã.


E levou José seus dois filhos – Menashé e Efraim, para que seu pai os abençoasse. E Jacó abençoou primeiro a Efraim, o mais novo. E quando José percebeu e o questionou, disse Jacó que Efraim se sobressairia a Menashé, mas que ambos prosperariam muito.


Em seguida, abençoou a cada um de seus filhos e os orientou a enterrá-lo na cova de Machpelá, onde Abraão e Sara; Isaac e Rebeca; e sua esposa Lea haviam sido sepultados. E, em seguida, faleceu e se reuniu a seu povo.


José e seus irmãos cumpriram a promessa e subiram todos do Egito para enterrar seu pai conforme seu desejo. E retornaram todos e seus irmãos temeram que, agora que seu pai não mais ali estava, talvez José se vingasse por ter sido vendido como escravo. E José lhes garantiu que não lhes faria mal, do contrário, os sustentaria; e choraram juntos todos os irmãos.


E viveu José 110 anos. E fez seus irmãos jurarem que um dia a sua descendência levaria seus ossos embora do Egito.


Desde sempre o nosso povo esteve ligado à terra de Israel, à terra que o Eterno nos prometeu. E assim haverá de ser, por toda a eternidade! Amén!

 

Shabat Shalom!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page