top of page

Parashat Vayishlach

B”H

Parashat Vayishlach (Genesis 32:4–36:43)

(Como lutar)

(Como resistir)

(Como guerrear)

(Como prevalecer)

(Como ser Israel)

Essa semana estamos lendo a oitava parashá da Torá, que está no livro de Bereshit (Genesis 32:4–36:43).


Depois de nosso pai Jacó, passar por um grande momento de aflição e grande medo, a Torá explica nessa parashá, a razão da mudança do nome de Jacó para o nome Israel.


Bereshit (Genesis 32:25-33)

24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.כה וַיִּוָּתֵר יַעֲקֹב, לְבַדּוֹ; וַיֵּאָבֵק אִישׁ עִמּוֹ, עַדעֲלוֹת הַשָּׁחַר.25 Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.כו וַיַּרְא, כִּי לֹא יָכֹל לוֹ, וַיִּגַּע, בְּכַף-יְרֵכוֹ; וַתֵּקַע כַּף-יֶרֶךְ יַעֲקֹב, בְּהֵאָבְקוֹ עִמּוֹ.26 Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.כז וַיֹּאמֶר שַׁלְּחֵנִי, כִּי עָלָה הַשָּׁחַר; וַיֹּאמֶר לֹאאֲשַׁלֵּחֲךָ, כִּי אִם-בֵּרַכְתָּנִי.27 Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.כח וַיֹּאמֶר אֵלָיו, מַה-שְּׁמֶךָ; וַיֹּאמֶר, יַעֲקֹב.28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.כט וַיֹּאמֶר, לֹא יַעֲקֹב יֵאָמֵר עוֹד שִׁמְךָ--כִּי, אִם-יִשְׂרָאֵל: כִּי-שָׂרִיתָ עִם-אֱלֹהִים וְעִם-אֲנָשִׁים, וַתּוּכָל.29 Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou.ל וַיִּשְׁאַל יַעֲקֹב, וַיֹּאמֶר הַגִּידָה-נָּא שְׁמֶךָ, וַיֹּאמֶר, לָמָּה זֶּה תִּשְׁאַל לִשְׁמִי; וַיְבָרֶךְ אֹתוֹ, שָׁם.30 Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada.לא וַיִּקְרָא יַעֲקֹב שֵׁם הַמָּקוֹם, פְּנִיאֵל: כִּי-רָאִיתִי אֱלֹהִים פָּנִים אֶל-פָּנִים, וַתִּנָּצֵל נַפְשִׁי.31 E nascia o sol, quando ele passou de Peniel; e coxeava de uma perna.לב וַיִּזְרַח-לוֹ הַשֶּׁמֶשׁ, כַּאֲשֶׁר עָבַר אֶת-פְּנוּאֵל; וְהוּא צֹלֵעַ, עַל-יְרֵכוֹ.32 Por isso os filhos de Israel não comem até o dia de hoje o nervo do quadril, que está sobre a juntura da coxa, porquanto o homem tocou a juntura da coxa de Jacó no nervo do quadril.לג עַל-כֵּן לֹא-יֹאכְלוּ בְנֵי-יִשְׂרָאֵל אֶת-גִּידהַנָּשֶׁה, אֲשֶׁר עַל-כַּף הַיָּרֵךְ, עַד, הַיּוֹם הַזֶּה: כִּי נָגַע בְּכַף-יֶרֶךְ יַעֲקֹב, בְּגִיד הַנָּשֶׁה.

A Torá no verso 25, do Capítulo 32 de Bereshit explica e dá o significado da palavra Israel: Ki Sarita Elohim Veim Anashim (Por que você lutou com D-us e com os humanos…). Se você buscar as origens da palavra Israel verá a presença do verbo Lisrot(Lutar), que dá origem a palavra Sarita(lutou/luta/briga/guerreia) e Sar(Príncipe, ministro, governante, comandante, anjo, nobre, príncipe…) e a palavra El(D-us, poder, força..). Foi desse trecho que surgiu e se desenvolveu, dentro da cultura judaica, as tradições de Luta do nosso povo(o Krav Maga, por exemplo é uma delas) e talvez tenha sido a luta, o combate(Maga) de contato, de aproximação(Krav), o tipo de luta que o nosso pai Jacó teve com o “homem”, com o Anjo naquela noite. Nosso patriarca Jacó teve seu Nome mudado por Ordem Divina de alguém que pegava as pessoas pelo calcanhar(Ekev), alguém que pega as pessoas de “surpresa” e tentava enganar, para alguém que encarava a situação de frente, que lutava de igual para igual, que não fugia da situação, alguém que lutava pelos seus ideais e para ser bem sucedido, alguém que queria ser abençoado por seus próprios esforços.


Atualmente, nosso povo está lutando, brigando, guerreando, confrontando, para proteger a si mesmo, para proteger aos inocentes, para proteger, defender e guardar valores, princípios e está prevalecendo, está vencendo! Como resultado dessa luta, os reféns(Chatufim) estão sendo libertados! Baruch HaShem! Apesar de ser uma guerra injusta aonde a Violência(Hamas) utiliza de todos os meios sórdidos, antiéticos, nefastos e cruéis possíveis, nosso povo continua lutando de forma justa e ética e prevalece, vence, resiste e ganha cada vez mais! Como uma “fênix” sempre “renasce” das cinzas(ref: Yov- Jó; Midrash), “ressurge” do vale de ossos secos(ref: Yeshayahu- Isaías), resiste mesmo quando aparentemente tudo está perdido, quando tudo está um caos. Essa é a essência do nosso povo, ensinada por HaShem ao nosso pai Jacó, que marcou para sempre o nosso espírito enquanto povo, um espírito de força, de garra, de resistência, de resiliência, que luta junto com D-us e com os homens, para garantir o que há de mais Sagrado no Mundo: A Vida Humana.


“Se você tiver sugestões ao texto, fique a vontade para enviá-las para mim! Ficarei feliz ao receber suas ideias e percepções!! ”


Saulo Brandão de Aguiar(Beniamim Ben Avraham)


Amém!


Referências:

Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer)

Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan (Editora Maayanot)

Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L

da parashá Vayishlach em português(Site da Sinagoga Edmond Safra)

Veshinantam - Vayishlach - Ano 6, N 270

Tanach - Editora Sefer

Site Judaísmo Ibérico:

Yonanthan Razel - Katonti https://youtu.be/HZYivKwVmJc

Rabino Nilton Bonder - Chatzot HaShavua - Vayishlach: https://youtu.be/gJuKXjiLkdk

A Ave Fênix no Judaísmo:


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page