top of page
Foto do escritorDr. Rogério Palmeira

Parashat Vayishlach, Bereshit

O Nascimento de Israel ( Parashat Vayishlach, Bereshit 32: 4 - 36:43) 


Passados mais de 20 anos longe de sua família de origem, Yaakov recebe uma mensagem Divina de que era hora de retornar sua terra natal. Mas Yaakov teme o encontro com seu irmão Esav e envia mensageiros para encontrá-los-daí o nome da parashat que significa "ele enviou". A missão dos mensageiros era mostrar a prosperidade alcançada por Yakov e que de certo modo esta prosperidade está a disposição de Esav. Entretanto os mensageiros retornam com uma informação perturbadora: "Seu irmão está vindo ao seu encontro, mas há 400 homens com ele". 


Amedrontado, Yaakov, resolve dividir sua tribo em duas, assim em caso de derrota, persistiria pelo menos parte do seu clã, pede também proteção ao Eterno, mesmo se recordando da promessa Divina de que teria uma descendência numerosa. Separou ainda presentes para oferecer a Esav. Após 20 anos convivendo com seu sogro, Lavan, Yakov, o homem antes enganador, que enganara seu Pai Itzhak e seu irmão Esav e também fora enganado pelo seu sogro, se transformara. Sentiu um pouco o sabor de seu próprio veneno. Aprendera um confrontar o lado sombrio de sua personalidade.


Mas aquela noite Yaakov deseja ficar só. Neste ponto a Parashat atinge o ponto climático, pois Yaakov passa a noite lutando com Alguém. A luta dura até a aurora, o Estranho o fere permanentemente, atingindo o seu nervo ciático, motivo pelo qual ficará coxo o resto da vida, razão também pelo qual os judeus não comem carne com nervos, sobretudo da parte traseira. Mas na indefinição da Luta, o Estranho lhe pergunta seu nome. Yaakov tem assim que se confrontar com seu Eu, com sua personalidade mais profunda. Seu Nome, não será mais Yaakov, mas Israel, pois lutou com D'us e com os homens e venceu. Lutou com D'us e não contra D'us. Os comentaristas se dividem, o texto fala, homem, mas os Anjos Aparecem diante dos humanos, como humanos, Maimonides, fala de uma visão Divina, a maioria fala de Anjos, outros de que seria um sonho em que confronta aspectos ocultos de sua própria personalidade. O Enganador, se torna pleno em sua própria identidade. Mais tarde na parashat, o Eterno lhe confirma a mudança de nome, Israel. Como seus avós, Yaakov tem seu nome modificado, para Indicar um novo estado. Mas o Lutador não responde quando Yaakov pergunta qual seu nome. Yaakov então nomeou o lugar de Peniel: “Porque eu vi o Divino face a face ” Então Jacó saiu mancando. 


Então na manhã seguinte, Yaakov encontra Easv. Imediatamente, organiza sua família e seus servos, e se prostra diante de Esav. EsaV correu ao seu encontro e abraçou-o, caiu sobre o seu pescoço e beijou-o, e eles choraram. Os irmãos se reconciliam, Esav fala que recebeu os presentes mas tem muito também e oferece escoltar Yaakov, os irmãos depois tomam direções diferentes. Nesta Parashat Rachel morre ao dar a Luz a Binyamin, há ainda o suposto estupro de Dinah por Sichem. Desafios dolorosos para Israel. Shimon e Levi lideram um massacre contra o povo da cidade de Sichem, sendo reprovados por Israel, que teme inclusive por sua reputação, lança uma dura reprimenda sobre seus filhos. Mais tarde, D'us disse a Yaakov: “Vá para Betel e viva aí e faça um altar para Deus”. 


E Ytzhak morre aos cento e oitenta anos, Esav e Yaakov, reconciliados os enterram. Sua vida é descrita como cheia de dias. O mais silencioso dos patriarcas, o único que passa toda sua vida em Eretz Yisrael, o único a ter apenas uma esposa e que não tem seu nome modificado ( seu nome já fora dado por D'us), descrito como o que medita nos campos, morre após uma Vida Cheia de Dias, porque viveu plenamente.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page