Sidrá 29ª e Sidrá 30ª da Torá; 6ª e 7ª do Sefer Vayikrá (Levítico). Entre Pessukim 16:01 – 18:20 e 19:1 – 20:27. Haftará em Amós 9:7 – 15.
Imagem de Peter Dargatz por Pixabay
Mais uma vez temos duas parashiot na mesma semana para ajuste do calendário. Primeiro vamos falar sobre Acharei Mot. Esta Parashá relata o serviço de Yom Kipur – O Cohen Gadol (Sacerdote) sorteia dois bodes: um como oferenda e o outro para ser levado ao Azazel (um penhasco rochoso de onde uma cabra foi empurrada para a morte em Yom Kipur (Levítico, cap. 16; Yoma 63a a, b). - após ter confessado todos os pecados do povo sobre esse korban ‘oferenda’ - o bode levava embora simbolicamente todos os pecados do povo de Israel. A Parashá segue com decretos sobre a sexualidade: com quem não pode casar ou ter relações sexuais.
Há na Torá: “Minhas ordens vocês devem seguir e Meus estatutos devem observar, para andar com eles, Eu sou o Eterno, vosso D’s” (Vayikrá 18:4). O que significa “andar com eles”?
Para o Ktar Sofer (Rabino Avraham Biniamin Sofer – Hungria, 1815-1817) afirmou que cada um deve, sempre, crescer e elevar-se. Não podemos estar no mesmo nível do dia anterior. Devemos encarar os obstáculos da vida como um meio de nos aprimorarmos. É o que estamos fazendo na contagem do Ômer. Entretanto, não deve ser somente neste período, mas durante todo o ano, durante toda a vida. O nosso guia é a Torá que é o nosso manual da vida...
Kedoshim significa “santos”. A Torá nos ordena que sejamos santos como o Eterno é. Será que eu imagino a profundidade disso? Qual a importância de ser santo? Será que eu busco fazer isso? Qual a importância de se cumprir as Mitzvot? Será que realmente eu sei o que é ser livre? Esta Parashá riquíssima nos convida a refletir sobre estas questões.
A Parashat Kedoshim chama a atenção para as responsabilidades espirituais em não cometer a idolatria, comer das oferendas depois do tempo determinado, roubar, enganando, jurando falso, ficar com propriedade alheia, atrasar pagamento dos empregados, aborrecer ou falar mal de outro judeu, guarda rancor, hibridismo animal de espécies distintas colocar obstáculo diante do outro, não fazer justiça, não praticar bruxaria, não praticar vingança etc.
As Mitzvot positivas são: respeitar os pais e o Shabat, ofertar parte da colheita para os mais pobres, amar ao próximo como a si mesmo, comer frutos no quarto ano em Jerusalém, respeitar o Beit HaMikdash, os sábios, santificação da família pela Torá e Kashrut.
Ainda, nesta Parashá, orienta a não seguir os passos dos idólatras, sob o risco de perder a Terra de Israel. De acordo coma Torá cumprir tudo isso representa caminhar rumo à santidade, isto é, separado...
O Zohar, nos parágrafos 7 e 8, compara a relação comportamental em relação às atitudes em uma espécie de Teia de Aranha – o Rav e Itzhak em nome do Rav Yehudá. Nós vemos o mundo através de polaridades entre certo e errado, branco e preto, céu e terra, bem e mal. Do ponto de vista espiritual, tudo é composto e integralizado… o mal acontece no mundo , mas tem um bem embutido, e o contrário também acontece… Sem isso o mundo não existiria. O bem e o mal funcionam em harmonia. Talvez isso nos ajude a compreender o trecho "Eu formei a luz e criei as trevas; Eu crio a paz e crio o mal" (Yeshayahu 45:7) . O bem é permanente e o principal ingrediente da Criação e o mal é transitório (Bereshit). A Cabalá nos ensina que Adam (o primeiro homem, que esteve no Éden), comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal. Então, estes dois elementos se misturaram. Mas o nosso objetivo é fazer o bem e nos afastarmos do mal como nos ensina o livro de Salmos. Nós nascemos com inclinação para o mal – Ietzer HaRá – então, devemos nos permitir a usar os atributos divinos para que possamos ajudar uns aos outros. As Grandes Festas nos ajudam a lembrar e a cumprir Mitzvot, bem como no Shabat e em cada uma das Tefilot (rezas) diárias. Há pouco mais de 15 dias comemoramos Pessach e agora estamos fazendo a contagem Ômer – Sefirat Ha Ômer – em que refletimos e praticamos ações positivas a fim de melhorarmos nossas almas, através da aprendizagem das 7 Sefirot emocionais – É um estágio de aperfeiçoamento pessoal com a combinação de duas Sefirot. Estamos nos preparando para Shavuot (Outorga da Torá).
Shabat Shalom Umevorach
Darkey Shalom
Referências:
Morashá.com
Meór Hashabat Fax
Chabad.org
Serjudío.com
Ecos do Sinai
Zohar
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