Crédito: Reprodução
Elie Wiesel ( 1928-2016), ficou internacionalmente conhecido após o seu pungente relato de suas experiências nos Campos de Morte nazista ,durante Shoah, publicado em 1955,com o título "A Noite". Tendo nascido em uma comunidade hassídica, na então Romênia, ainda garoto foi tragado pela tragédia que se abateu sobre os judeus, ciganos e outros perseguidos, sob o olhar indiferente, assustado de vizinhos, ou ainda pior pela sádica colaboração de muitos destes.
Profundamente marcada pela terrível experiência, como muitos perambula sem rumo e chega a França onde inicia sua carreira literária, tendo passado sua vida a combater o preconceito e a intolerância e não deixar que as agruras da Shoah, se apagasse da memória, luta pela qual acabou sendo laureado como Prêmio Nobel da Paz em 1986.
Em "Uma vontade louca de Dançar", através de uma ficção profundamente influenciada pelas memórias de um mundo destroçado pela intolerância nazista e pela psicanálise, acompanhamos a história de um sobrevivente da Shoah, em sua luta para viver a vida, sem se deixar aprisionar pelo passado, mas sobrecarregado pelo peso de suas memórias, suas perdas, seus sonhos não-nascidos, com suas visitas a sua terapeuta , suas paixões e amizades, num mundo que parece vazio e opaco, ocupado por lembranças e possibilidades. Wiesel constrói uma história agridoce, ao tempo que também é difícil, mas que cola na imaginação do leitor, que não sossega até descobrir de onde surge essa "vontade louca de dançar", inspirada talvez pela vivência hassídica que permaneceu na mente do autor.
Uma vontade louca de dançar, por Elie Wiesel, trad. Editora : Bertrand Brasil; 2ª edição (10 novembro de 2008).
Disponível em por R$ 9,87 na Amazon.com.br
OBS: Nem o autor ou a SIB tem qualquer ligação, o link é uma sugestão de compra.
Comments