SEMINOVOS
No ano de 2007, em Assembleia o então Presidente Izio Kowes, propôs um projeto para atender a 3ª idade. Eu, Reveca Pikelheizen, como já trabalhava área social, fui convidada para ser Coordenadora deste projeto.
Com estimulo de minha irmã Marcia, aceitei este desafio. Dia 17 do mês, realizou-se a primeira reunião em minha residência com a presença de 13 pessoas e a projeção do filme “Quando meus pais saíram de férias”, história retratando o golpe de 1970, no bairro do Bom Retiro com uma personagem judia, encenada por um ator judeu. No 3º encontro, na residência do Casal Arber, fizemos enquete para escolha do nome do grupo e este foi sugerido pelo Presidente que dizia: não ser ninguém velho, mas sim usados ou seminovos. E assim com tal filosofia o grupo passu a ter sua identidade.
De lá para cá, foram 150 encontros, estes mensais (139 presenciais, algumas reuniões foram suspensas e tivemos alguns janeiros de férias, paralização no inicio da pandemia até estudarmos o meio de não cancelar nosso trabalho e, resolvemos entrar na onda da telinha, nos adaptando ao Zoom). Desde o começo nosso objetivo foi de estabelecer ações que favorecessem a presença e integração de pessoas maduras no ambiente judaico, levando sempre temas prazerosos e estimulantes assim como atividades várias entre palestras, culturais, de atualidades como também e principalmente, atrelar nosso calendário às datas comemorativas judaicas. Em nossos encontros já trabalhamos assunto como: oficinas de artes e de culinária (esta com aulas de Chalot), shows artísticos e ou musicais, bingos, projeções de filmes e debates sobre, saúde, atividades recreativas e lúdicas, comemoração de aniversário de membros e colaboradores, festivamente as festas judaicas: Pessach, Purim, Shavuot,...
Em muitas ocasiões cumprimos o dever da tsedacá em favor de algumas Instituições: Lar Vida, Abrigo São Gabriel, Asilo São Lazaro e, em cada encontro uma reflexão. Muitos destes encontros aconteceram nas residências de participantes ou simpatizantes (termo que uso na gentileza dos que não são fixos nas reuniões, mas que, abriram suas portas em reconhecimento ao nosso trabalho) e com parceria dos rabinos que por aqui já passaram, com amigos profissionais convidados ou mesmo com as “pratas da Casa”.
A Proposta inicial da terceira idade, com o passar do tempo deixou de ser o foco, pois passou o grupo a ter presença de pessoas de todas as idades o que muito nos alegra. O tempo passa e conhecemos pessoas que entram e saem de nossas vidas e, passamos a conviver com muitos que antes eram só conhecidos. Nesses anos, perdemos companheiros e outros que por motivos de saúde, se afastaram, mas, acredito que todos, onde estiverem, estão torcendo por nós.
Comemoramos não só todo o tempo em que caminhamos juntos, mas também a força e fé que existe dentro de cada um, que permitiu a essa linda união nunca se desfazer mesmo com todas as dificuldades.
Para que estejamos nestes 14 anos, alguns agradecimentos pelo apoio recebido dos:
• Presidentes - (Izio Kowes quem teve a iniciativa de fazer nascer este grupo), Maurício Szporer, Luciano Fingergut, Miguel kertzman e agora Mauro Zalcbergas; • Dos membros, ex-membros, e amigos do grupo;
• Aos funcionários amigos que estão sempre postos • A muitos de nossos colaboradores e palestrantes;
• Aos rabinos: Ari Glinkin, Ari Oliszewski, Uri Lan e Mariano Del Prado
• E minha família. Que toda a alegria e benção que temos nos sigam por muitos outros anos. Somos todos peças únicas, especiais e indispensáveis. Mas me sinto feliz e orgulhosa de ter feito parte de momentos especiais da vida de muitos de vocês como de vocês da minha.
PARABÉNS A ESSE GRUPO MARAVILHOSO!